O que é M2M | Transmissão de dados Machine-to-Machine | Vodafone Brasil

O que é M2M?

O que é M2M?

Vodafone Machine-to-Machine (M2M) é a tecnologia que possibilita a transmissão de dados a um sistema através de um dispositivo remoto conectado a uma máquina. Esse dispositivo (sensor) é equipado com um cartão SIM Vodafone que pode receber e transmitir os dados do evento, sem a utilização de fios para um servidor central, em que esses dados são convertidos por um aplicativo em informações significativas que podem ser analisadas e manipuladas. Ou seja, Vodafone M2M conecta máquinas, dispositivos e aparelhos à internet sem a utilização de fios, transformando-as em recursos inteligentes que trocam informação em tempo real e oferecem uma variedade de possibilidades para gestão de negócios.

A comunicação com o M2M pode ser utilizada para obter um retorno imediato sobre como determinados recursos remotos estão sendo utilizados, quais recursos são mais populares e quais problemas, como erros ou defeitos, surgem normalmente. Essas informações são úteis para reduzir o tempo de processamento e fornecer uma versão melhorada, atualizada ou ainda oferecer serviços proativos, proporcionando, desse modo, uma vantagem competitiva para sua empresa.


Basicamente, as soluções M2M estão transformando os negócios e as formas de gerenciá-los. É uma tecnologia que cresce rapidamente e busca:

  • Aprimorar o atendimento, fidelizar clientes e criar novas oportunidades de rendimentos.
  • Garantir a segurança, por meio de monitoramento onipresente e vigilância.
  • Otimizar a utilização de ativos, fornecendo os resultados às empresas.
  • Aperfeiçoar processos e melhorar a produtividade, por meio das centrais de sistemas de gestão.
  • Melhorar o desempenho e reduzir os custos, por meio do uso de informações em tempo real.

O futuro do mercado de M2M é promissor, já que essa tecnologia oferece uma grande variedade de possibilidades para administrar negócios, fazê-los crescer e manter os clientes satisfeitos. Os drivers para M2M variam de acordo com o negócio específico e suas necessidades. O potencial de comunicações M2M é quase ilimitado. As aplicações incluem frota e rastreamento de ativos; medição inteligente; automação industrial, de construção e residencial; melhora na segurança, entre outras utilidades.

Imagem - Conheça nossos Planos Voltar